II SEMINÁRIO INTERNACIONAL REACT | DE VOLTA À AÇÃO

Este congresso internacional é uma das pontas mais visíveis do projeto REACT – De volta à ação depois da pandemia da covid-19. O que as famílias, os professores de Educação Física, os treinadores e as comunidades precisam de saber sobre o crescimento, desenvolvimento motor, comportamentos de saúde e iniciação desportiva das crianças. Foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e resulta, também de uma parceria estratégica entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Num tempo pós-pandémico é muito importante “tomar o pulso” sobre o estado de crescimento e desenvolvimento motor das crianças do 1º ciclo do ensino básico, bem como da sua iniciação desportiva. Sobretudo sobre os seus níveis de atividade física, taxa de participação desportiva, literacia motora, sedentarismo e estado ponderal. No contexto das suas escolas, clubes, famílias e locais onde residem.
Este será um dia de “festa” para tratarmos destes temas, de modo diversificado e desafiador, juntando académicos, professores, treinadores e políticos. Em busca de um entendimento mais esclarecido para melhorar o processo educativo (na escola e no clube). Sem que ninguém fique para trás.

2 de novembro de 2022 | Salão Nobre da C.M. Matosinhos

Organização: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Data: 12 de novembro de 2022 | 9:00-18:00h

Local: Salão Nobre da C. M. Matosinhos

Inscrições gratuítas: aqui

Contacto para esclarecimento de dúvidas: sarasp@fade.up.pt

Creditado pelo IPDJ em 0,8 créditos para Treinadores de Desporto

seminario_react_nov22

Horário e Programa

Abertura do secretariado

9:00-9:30h

Cerimónia de abertura

Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos

Dra. Luísa Salgueiro

Diretor da FADE-UP

Professor António Manuel Fonseca

9:30-10:30h

Conferência de abertura: Porque é que é importante o desenvolvimento adequado das habilidades motoras fundamentais na infância?

Professor Go Tani (Brasil)

10:30-10:45h

Intervalo para o café:

10:45-11:30h

Apresentação dos principais resultados do projeto REACT

Equipa da FADEUP

11:30-12:45h

Mesa-redonda sobre os desafios colocados pelos resultados do projeto REACT Moderador: Professora Olga Vasconcelos (FADEUP)

Professor José Maia (FADEUP)

Profª. Cátia Rodrigues (AEC´s)

Dr. Pedro Monteiro (Agrupamento Prof. Óscar Lopes)

12:45-14:30h

Intervalo para o almoço

14:30-15:00h

Conferência: Afinal quantas horas de Educação Física são adequadas no 1º ciclo do ensino básico?

Professor JP Chaput (Canadá)

15:00-16:00h

Mesa-redonda: Desafios na lecionação da Expressão e Educação Físico-Motora e da Educação Física no 1º ciclo do ensino básico

Moderador: Professor Cláudio Farias (FADEUP)