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Contextualização

O crescimento e o desenvolvimento de crianças são influenciados por um vasto leque de variáveis contextuais de que destacamos a família, a vizinhança, o ambiente construído e a escola. A variabilidade no crescimento e no desenvolvimento espelha, frequentemente, desigualdades favorecimento e adversidade. A obesidade e o sedentarismo são faces visíveis dos reflexos negativos do desenvolvimento pouco sustentável das crianças, a que se acrescenta o impacto desconhecido do “confinamento” associado à presença do COVID-19.

Os apelos são constantes para que crianças e jovens se envolvam, sistematicamente e de forma organizada, em atividades físicas e desportivas, com forte pendor lúdico, pleno de sentido pessoal e efeito gregário saudável. No entanto, a eficácia dos mais variados programas não tem correspondido às expectativas uma vez que os níveis de atividade física e taxas de adesão à prática desportiva organizada nos mais novos estão aquém do esperado e recomendado. A Educação e Expressão Físico-Motora, as Atividades de Enriquecimento Curricular e a iniciação desportiva no primeiro ciclo do ensino básico são os maiores pilares para permitir que as crianças adquiram comportamentos e participem em práticas gratificantes cujo alcance é, também, o da redução das taxas de obesidade e sedentarismo.

 

A informação mais recente salienta, de modo inequívoco, que a infância é um dos períodos mais sensíveis para o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais, capacidades físicas e consciência corporal a par de mecanismos de autorregulação subjacentes ao desenvolvimento cognitivo e socio-afetivo. Estamos, portanto, no vasto domínio da competência motora e da literacia física intimamente ligadas aos resultados da iniciação nas práticas desportivas deliberadas com impactos relevantes no sucesso escolar e no crescimento e desenvolvimento sustentáveis das crianças.

Daqui a necessidade de um olhar mais abrangente e multifacetado sobre o crescimento e o desenvolvimento sustentados de crianças ancorados nos saberes, metodologias e procedimentos da Auxologia, do Desenvolvimento Motor e Cognitivo, da Epidemiologia do Curso da Vida e da Educação. O grande foco é um entendimento mais vasto do nexo relacional do crescimento e desenvolvimento motor e estilos de vida nomeadamente os seus comportamentos alimentares, níveis de atividade física, tempo sedentário e de sono. Tudo em diferentes planos de uma hierarquia informacional que liga a criança à sua família, à sua escola e ao lugar onde vive. Em suma, do seu desenvolvimento, educação e saúde no contexto da sua família e comunidade.

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