Projecto REACT já dá frutos

Lançamento de livro com os resultados do primeiro ano de investigação em Matosinhos e entrega de prémios.

Em 2021, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e a Câmara Municipal de Matosinhos assinaram um protocolo de cooperação, no âmbito do projecto de investigação REACT “Devolta à acção depois da pandemia da COVID”, que pretende identificar os padrões de variabilidade no crescimento físico e desenvolvimento motor de crianças depois da COVID-19, bem como a importância de múltiplos factores — individuais, familiares, escolares e comunitários — que poderão condicionar trajectos de vida sustentáveis e saudáveis.

Na passada quinta-feira, na Sala de Sessões Pública dos Paços do Concelho, de-correu o lançamento oficial do livro deste projecto inovador desenvolvido em conjunto pela FADEUP e a Autarquia.

Destacado num número especial da Revista de Ciências do Desporto /RPCD, esta publicação concretiza a divulgação dos resultados do primeiro ano 1e implementação deste projecto que visa mapear o crescimento e o desenvolvimento das crianças após a pandemia da COVID-19 e acompanhar as suas trajectórias de desenvolvimento ao longo de 18 meses, para se perceber o impacto que a pandemia teve na vida das crianças do 1º ciclo das escolas do concelho de Matosinhos e também a reflexão com a comunidade educativa sobre as estratégias a adoptar para futuro.

Marcaram presença no lançamento do livro a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o vereador da Educação, António Correia Pinto, o vereador do Desporto, Vasco Pinho, o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, bem como vários elementos da equipa de investigação liderada por José Maia, da FADEUP e da Comissão Internacional de Acompanhamento do “Projeto REACT— De volta à acção”.

Na composição do livro estão inseridas as ilustrações dos alunos de todas as escolas do 1º ciclo envolvidas neste estudo, e que participaram no Concurso de Desenhos ou Composições, denominado REACTART e organizado para esse fim.
Neste âmbito, durante a sessão de apresentação, procedeu-se ainda à entrega de prémios aos alunos que ficaram nos três primeiros lugares, assim como os diplomas de menção honrosa às 32 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico participantes.

Na sequência dos resultados do projecto a autarquia irá avançar no próximo ano lectivo (2023/24), com a oferta da
Educação Física (AEC), duas vezes por semana para todas as crianças do 1º e 2º anos de escolaridade, bem como a implementação de um novo programa de educação física com propostas inovadoras de natureza didáctico metodológica que está a ser testado nas escolas do concelho. Esta parceria permitirá a contínua atualização da formação dos Professores de Educação Física.

O projeto REACT é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e resulta, também de uma parceria estratégica
entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

Comments are closed.