Plano e Métodos
Os grandes propósitos deste projeto, simultaneamente investigacional e educacional, são os seguintes:
(1) Avaliar o estado de crescimento e desenvolvimento motor das crianças do 1º ciclo do
ensino básico após a pandemia da COVID-19;
(2) Acompanhar as trajetórias do seu desenvolvimento
durante 18 meses com recurso a uma nova tecnologia educativa no contexto das suas aulas de EF.
De modo mais específico, pretendemos:
(1) descrever extensivamente o estado de crescimento físico e desenvolvimento motor após a pandemia;
(2) identificar grupos de risco em função da idade e género em termos de sobrepeso e obesidade;
(3) mapear os níveis de aptidão física e literacia motora;
(4) identificar as taxas de cumprimentos com as recomendações da Organização Mundial de saúde em
termos de atividade física moderada a vigorosa e sedentarismo;
(5) analisar os modos como as famílias, aspetos do ambiente físico e construído e contextos escolares se associam com as expectativas de crescimento e desenvolvimento saudável e sustentado das crianças;
(6) examinar a extensão das mudanças e estabilidade no crescimento e desenvolvi mento motor de crianças durante um período de 18 meses.
Delineamento e Participantes
Para cumprir os propósitos anteriores foi concebida uma abordagem em duas etapas – para cumprir os propósitos 1 a 5 recorremos a um delineamento transversal. No propósito 6 consideramos um delineamento longitudinal com duração de 18 meses e avaliações semestrais.
Amostraremos 1000 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de 25 escolas do concelho de Matosinhos. Para participar no estudo, é esperado o consentimento informado e esclarecido os pais/encarregados de educação das crianças. Ademais, haverá reuniões preliminares com os responsáveis camarários pela Educação e os Diretores das escolas para divulgar o projeto, as suas implicações e alcances. Do mesmo modo haverá lugar à sensibilização dos pais/encarregados de educação das crianças para perceberem o alcance do projeto e o seu significado para o crescimento e desenvolvimento dos seus filhos.
Amostra
A amostra será composta por ~1300 crianças matosinhenses (entre os 6 e os 10 anos de idade) do 1º ciclo do ensino básico, provenientes das 4 uniões de freguesias – 9 agrupamentos de escolas.